PLANEJAMENTO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

1. IDENTIFICAÇÃO

NOME DA ESCOLA - Centro de Ensino Médio Castro Alves – Decreto 2453 de 06/07/2005 CÓDIGO: 17.050.294.

NOME DO PROJETO “Educação em Rede.” (Márcio Ricardo)

PERÍODO DE EXECUÇÃO – 2009/2010/1011 ........

NÍVEIS E MODALIDADES QUE OFERECE - O Centro de Ensino Médio Castro Alves funciona de segunda a sexta-feira nos turnos matutino, vespertino e noturno, atendendo a alunos do Ensino Médio Básico.

Sendo Palmas uma capital nova: - dezenove (20) anos, para ela convergem habitantes de todas as regiões do País, sendo que muitas famílias passam a habitar as quadras atendidas pelo CEMCA . Assim, a faixa etária dos alunos gira em torno de (14) quatorze a vinte e cinco (25) anos, com uma média de 16 anos e meio.

Figura 1- Região Noroeste de Palmas

CEM Castro Alves


Perfil da Clientela Atendida

Os alunos atendidos pelo Centro de Ensino Médio Castro Alves são moradores da quadra 305 Norte e adjacências. Esta quadra fica situada no setor noroeste de Palmas, conforme figura 1, sendo a última desse setor a ter um Centro de Ensino Médio, ou seja, as comunidades das quadras situadas mais a noroeste da cidade contam apenas com essa unidade escolar para atender a seus jovens do ensino médio. Tanto que está sendo oferecida à comunidade uma opção de estudo mais próxima de outras quadras adjacentes com uma extensão do Ensino Médio no noturno na Escola Municipal Cora Coralina desde 2005 e em 2008 na Escola Luis Gonzaga, onde em média são atendidos em média 240 alunos.


2- DIAGNÓSTICO

O Projeto Ensino Aprendizagem, “Educação em Rede”, apresenta ações idealizadas pelo professor de educação física, que envolve a participação direta dos alunos, com ações continuas e sistematizadas, que proporcionam ao alunado a possibilidade de gerir o seu próprio conhecimento, através do blog “esportecastroalves.blogspot.com”.
No ano passado foi constatado que a maioria dos alunos não tinha assimilado os conhecimentos ensinados nas séries anteriores, (exemplo, um aluno ao ser explicado sobre as regras básicas de xadrez, disse em sala de aula que desde a 5ª série ouvia falar pelos professores de educação física sobre o xadrez, mas que até aquele dia não havia aprendido), com esses e outros relatos em sala de aula, buscamos encontrar uma forma diferente e que principalmente possa atrair a atenção dos alunos do CEM Castro Alves, através do contato com o universo da internet.
O projeto “Educação em Rede” espera ser o elo entre o conhecimento e o aprendizado, duas coisas que precisam estar intimamente ligadas, afinal promover o conhecimento não representa que os alunos aprendam realmente o que foi proposto. Isto não significa que o Blog seja a salvação da educação no Brasil, mas é uma ferramenta que chama a atenção do corpo discente de qualquer escola, pelo fato de que a maioria dos alunos tem Orkut e email.


3-JUSTIFICATIVA

Como a maioria dos alunos tem de certa forma um conhecimento e uma vivencia com o mundo virtual, (Orkut, Email, Twintee e outros) esperamos desta forma através do Blog criar nos alunos o interesse em buscar também na internet o conhecimento das disciplinas na escola.
O Blog tem em seu corpo todas as informações inerentes ao curso de educação física, que está disponibilizado no blog, “esportecastroalves.blogspot.com” com links que proporcionam um total acesso aos conteúdos, sem a necessidade de buscar uma informação em outra fonte de pesquisa, que não seja o blog. “Educação em Rede”, isto não significa que os alunos não possam navegar livremente na grande Rede, para complementar os seus conhecimentos, já ultrapassamos os 14.000 acessos, o que representa uma aceitação muito grande por parte do corpo docente da escola.
Hoje, os próprios alunos, professores, coordenadores e direção da escola reconhecem a importância do blog, diante do êxito da execução desse projeto, do interesse e envolvimento dos alunos que superou todas as expectativas, espera-se dar continuidade a está ação com aprimoramento constante e inovações para deixar o blog sempre atraente e dinâmico. Com um laboratório de informática, a luta agora é pela ampliação da quantidade de computadores a disposição dos alunos, para facilitar a acessibilidade dessa ferramenta digital, que vive em constante evolução com novos recursos e funções. Então, pleiteia-se a aprovação desse projeto para que a internet ganhe um espaço ainda maior na escola, saindo do laboratório para as salas de aula.
Tanto as pesquisas quanto a resolução dos problemas são realizados no próprio Blog, se a necessidade que o aluno busque em outra fonte as respostas para qualquer questionamento.


4-OBJETIVO GERAL

Despertar nos alunos a capacidade de construir através da internet o seu próprio conhecimento, desta forma proporcionar o gosto pela leitura e interpretação, por meio das publicações e temáticas apresentadas no Blog “esportecastroalves.blogspot.com”, mostrando a importância do mundo web que está presente no dia dia de todas as pessoas, que dependem diariamente de algum recurso que dependa da intervenção do computador e da grande rede.


5- OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1- Analisar os textos como uma unidade de sentido coerente, destacando elementos de coesão que corroboram para um discernimento das várias possibilidades apresentadas;
2- Compreender de que forma os alunos entendem o universo da internet;
3- Descrever o processo de inclusão digital para os alunos que de alguma forma ainda não conhecem de forma prática esta ferramenta;
4- Mostrar ao educando outra forma de ensino aprendizagem, que fogem do método que hoje é utilizado nas escolas;
5- Promover a participação ativa dos alunos em atividades educativas que desenvolvam a capacidade de comunicação ao realizar um conjunto de ações que priorizem a leitura e a interpretação de textos;
6- Promover a inclusão digital na escola;
7- Proporcionar aos pais o acompanhamento dos filhos na escola, com notas e frequências;
8- Realizar de forma efetiva a pesquisa também fora do espaço físico da escola;


6- METAS

 Desenvolver nos alunos um conhecimento básico sobre a navegabilidade digital;
 Buscar uma interatividade maior dos pais com a escola, que podem acompanhar a vida escolar de seus filhos pelo menos em parte;
 Quebrar o paradigma das avaliações formais que utilizam papel, passando a uma avaliação em nuvens;
 Promover à inclusão digital dando acesso as tecnologias da informação para os alunos que ainda não vivenciaram esta realidade;
 Proporcionar um novo campo de pesquisa e conhecimento na escola;
 Despertar nas autoridades a necessidade de uma informatização de todo os processo educacional, incluindo as salas de aula;
 Promover uma vídeo aula (vídeo conferencia) com outros professores on line fora do estado e quem sabe até mesmo fora do Brasil, o que promoveria um intercambio de conhecimento fantástico;
7- METODOLOGIA

 Realizar um conhecimento teórico da existência do bolg;
 Promover através do mural de recados um espaço democrático e personalizado do aluno;
 Levar os alunos para o uso da informática na escola e fora dela;
 Trabalhar os conteúdos de educação física por meio do blog e emissão de comentários na matéria abrindo assim novos horizontes para os alunos de cada série do Ensino Médio;
 Promover avaliação no blog, como fonte de pesquisa, sendo que as resposta são deixadas no próprio blog;
 Produzir trabalhos que exija dos alunos o manuseio do blog;
 Produzir um mural de fotos que possam mostrar os trabalhos desenvolvidos na escola pelos outros professores e entidade organizada;
 Constar no blog o diário das turmas e proporcionar aos pais a possibilidade de acompanhar a freqüência de seus filhos na escola;
 Realizar no blog notícias que atualizem os informativos da escola;
 Realizar um aprendizado, que ultrapasse os limites físicos da escola, através das pesquisas em casa e nas lan house;


8-CRONOGRAMA

SELEÇÃO DO TEMA JAN FEV MAR ABR MAI JUN AGOS SET OUT NOV DEZ
Elaboração do projeto X X X
Pesquisas X X X X X X X X X X X
Realizar dos estudos no labin, para o aprendizado dos conteúdos X X X X X X X X
Realizar avaliações (provas) que possam ser mensuradas como rendimento do aluno no período X X X X
Direcionar os trabalhos extraclasse, usando o Blog como fonte de pesquisa X X X X X X X X X X X
Trabalhar as modalidades esportivas, contando um pouco da origem e suas regras básicas (futsal, vôlei, basquete, handebol, X X X X X
Informativo sobre os eventos na escola X X X X X X X X X X X
Produzir intercâmbio entre os alunos de outras séries, através do mural de recados X X X X X X X X X X X






09- CRONOGRAMA FINANCEIRO:

O projeto “Educação em Rede” não deve custo operacional, todas as ações como a construção do Blog foram feitas por mim e não houve custo de implantação, pelo fato de haver um laboratório de informática na escola com 20 computadores, número inferior ao ideal para a implantação do projeto em sua função plena.


10 - RECURSOS TECNOLÓGICOS

LABI
Computador
Internet


11- RESULTADOS ESPERADOS


Que no decorrer da realização das ações, os alunos desenvolvam seu potencial de leitura e interpretação dos textos dos conteúdos da disciplina de educação física, como um incentivo a outros estudos, (ENEM) utilizando linguagens das máquinas e de um mundo virtual, que existe e está ao nosso alcance e que hoje está presente no cotidiano dos educandos dessa unidade de ensino.


12- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

RECUERO, R; ZAGO, G. Em busca das “redes que importam”: redes sociais e capital social no Twitter. Líbero (FACASPER), v. 12, n. 24, 2009.

RODRIGUES, C. O que você está fazendo agora? Três contribuições para o debate sobre microblogs. Alceu (PUCRJ), v. 18, p. 148-161, 2009

SILVA, F. F. Jornalismo live streaming: tempo real, mobilidade e espaço urbano. In: VI SBPJor, São Bernardo do Campo, SP, 2008.

Monografias

CAMARGO, R. A interação enquanto característica comum entre Blogs e Twitter. Monografia (Graduação em Comunicação Social – Centro Universitário Newton Paiva), Belo Horizonte, MG, dezembro de 2008.

HOFFMANN, M.L. O Twitter como ferramenta de comunicação da Cibercultura. Monografia (Graduação em Comunicação Social – Universidade Federal do Tocantins), Palmas, TO, novembro de 2009.




13- RELATOS DAS EXPERIÊNCIAS

O blog é um importante instrumento de comunicação, interação e compartilhamento de idéias, informações e conhecimentos de forma colaborativa, e por estas características, torna-se uma importante ferramenta que pode ser explorada potencialmente na área educacional. Acredita-se que, ao considerar o blog como ambiente virtual de aprendizagem, a aprendizagem neste ambiente não pode ser passiva. Os alunos não devem ser apenas responsáveis pela sua conexão, mas também devem contribuir com o processo de aprendizagem, pois aprender é um processo ativo, do qual tanto professor quanto aluno devem participar.
A criação do blog surgiu depois que eu terminei o curso de comunicação social com habilitação em jornalismo. Levar esta tecnologia para a escola foi um desafio para mim, pois criei para o Blog “esportecastroalves.blogspot.com” mais 38 blogs que são links do blog principal, para chamar a atenção dos alunos disponibilizei o mural de recados, que no inicio era liberado instantaneamente as mensagens postadas, mas devido a alguns inconvenientes de três alunos, fui obrigado a moderar todos os comentários no mural de recados.
Pensando em uma maneira de chamar a atenção dos alunos, criei um link com mais de 300 fotos de projetos realizados pela escola, projetos estes de todos os professores, abrindo dessa forma um espaço de interatividade com os demais colegas educadores, no blog você encontra também o expediente do CEM Castro Alves, com endereço, telefone, nomes dos diretores, coordenadores, secretária e professores. Disponibilizei links para os alunos do 3º ano, com provas do ENEM de 2005 a 2009 com gabarito, desta forma os interessados poderão estudar para as provas do ENEM que hoje dão acesso as universidades de forma direta ou através do PRÓUNE.
Um dos grandes desafios foi promover o interesse dos educando nas pesquisas que se encontram no blog, tendo em vista que hoje um dos maiores problemas é de interpretação de texto, compreensão dos conteúdos sem a necessidade de decorar os temas. Desta forma elaborei duas avaliações no próprio blog, uma sobre a navegabilidade com questões sobre o blog (como localizar temas e conteúdos, links e fotos, postar comentários e usar este espaço para responder as avaliações.
Mais de 14.000 acessos o que representa que os alunos estão passando pelo blog mesmo fora da escola, em casa ou na lan house. O importante é que de alguma forma despertou o interesse em conhecer este instrumento de produção de conhecimento.