PLANEJAMENTO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

terça-feira, 2 de julho de 2013

PLANO DE AULA DO 3º BIMESTRE - BASQUETE


AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA BASQUETE (01 de Agosto 2013)
Objetivo:
Analisar as consequências do uso de DROGAS na adolescência e as várias possíbilidades decorrentes dessa decisão, desenvolvendo o senso crítico e preventivo em relação às DROGAS, estabelecendo um conhecimento teórico sobre o assunto.

Habilidades:
* Comparar o tema com a realidade vivida por cada aluno (a).
* Reconhecer as consequências do uso de DROGAS
* Compreender o assunto de forma que estejam prevenidos contra esse mal que assola a juventude de hoje
Indicadores:
Ações que servem para avaliar os alunos com critérios pré-determinados pelo professor, segundo seu objetivo.


[ ] Identificar as consequências e responsabilidades do uso de DROGAS.
[ ] Conceituar a importância do conhecimento científico sobre o assunto.
[ ] Relacionar através das experiências conhecidas pelos próprios alunos, como parâmetro das dificuldades enfrentadas pelos jovens para largar o vício.


Competências:
* Ser capaz reconhecer os malefícios do uso de drogas.
* Originar de forma crítica uma atitude de preservação do corpo.
* Criar um entendimento básico sobre os riscos contato com qualquer tipo de DROGA.
* Estabelecer um parâmetro entre o que eu penso e a sociedade.
Desenvolvimento:
Usar o conhecimento adquirido na aula teórica, sobre DROGAS, no decorrer da vida, sabendo de forma básica os termos científicos, como causas e consequências do ato de usar estas substâncias.

Avaliação:
* Indicadores
* Participação
* Blog

Exercícios:
Metodologia:

[ ] Responder de forma demonstrativa, quais são os resultados reais na vida de um jovem que usa DROGAS.
[ ] Determinar limites entre o que se pode ou não fazer no mundo das DROGAS..
[ ] Utilizar durante aula de forma oral, os exemplos conhecidos para servir de comparação entre o que se aprende na TV, com os amigos e a vida real.

* Conteúdo aplicado em sala de aula
* Conteúdo apresentado em Data-Show
* Conteúdo desenvolvido no Blog: 

Conclusão:
Ao final das aulas, espera-se que os alunos tenham se apropriado do conhecimento, tanto das finalidades quanto da responsabilidade, quanto as consequências do uso das DROGAS, como da mesma forma poderem estabelecer conceitos sobre a importância do diálogo familiar no que se refere a DROGA.

Material Didático:
*Blog, Internet, Aula teórica, Data-Show
OBS:


OBS:


AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA BASQUETE (15 de Agosto de 2013)
Objetivo:
Analisar as características do blog e o uso da internet como ferramenta educativa, começando pelo espaço físico da escola (LABIN) e perpassando as fronteiras físicas, chegando ao mundo virtual.

Habilidades:
* Conhecer e vivenciar o blog e a avaliação on-line
* Compreender a importância do Blog e o uso da internet como ferramenta educativa
Indicadores:
Ações que servem para avaliar os alunos com critérios pré-determinados pelo professor, segundo seu objetivo.


[ ] Identificar as principais caracteristicas do blog
[ ] Conceituar a importância das atividades e avaliações propostas no blog
[ ] Descrever o que se compreende das possibilidades do uso da internet
[ ] Demonstrar quais seriam as dificuldades de acesso e manuseio dessa ferramenta

Competências:
* Ser capaz reconhecer a internet com processo de educação
* Originar domínio da ferramenta da intenet
* Criar um entendimento da navegabilidade no blog
 
Desenvolvimento:
Usar em forma de atividades práticas o conhecimento adguirido na aula teórica web, sobre a importância do domínio do conhecimento digital, para a construção do conhecimento sobre os conteúdos apresntados a cada bimestre, sabendo que o blog pode ser acessado a qualquer hora e lugar.

Avaliação:
* Indicadores
* Participação
* Blog

Exercícios:
Metodologia:

[ ] Responder de forma demonstrativa no blog sobre a modalidade estudada.
[ ] Explicar porque o blog está sendo usado.
[ ] Utilizar durante uma atividade (LABIN) o conhecimento para responder alguns questionamentos, que se apresentam no blog.
[ ] Classificar segundo critérios pessoais, qual o ponto positivo e ou negativo do uso do blog.

* Conteúdo aplicado em sala de aula
* Conteúdo apresentado em Data-Show
* Conteúdo desenvolvido no Blog: 

Conclusão:
Ao final das aulas, espera-se que os alunos tenham se apropriado do conhecimento, tanto das finalidades quanto dos objetivos do uso do blog como ferramenta educativa, estabelecendo conceitos sobre a importância do blog no convivio socio-educativo dentro e fora da escola.

Material Didático:
*Blog, Internet, Aula teórica, Data-Show
OBS: acessando: http://esportecastroalves.blogspot.com


OBS: acessando: http://esportecastroalves.blogspot.com


AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA BASQUETE (01de Setembro de 2013)
Objetivo:
Analisar as características da modalidade de BASQUETE, começando pelo espaço físico (quadra) e suas principais linhas demarcatórias e suas funções dentro do jogo de BASQUETE.

Habilidades:
* Conhecer as medidas e as caracteristicas da quadra de BASQUETE
* Compreender o caráter dos jogos no contexto amador, recreativo, escolar e profissional, evitando a competitividade excessiva.
* Valorizar esta modalidade de esporte BASQUETE.
Indicadores:
Ações que servem para avaliar os alunos com critérios pré-determinados pelo professor, segundo seu objetivo.


[ ] Identificar as principais linhas demarcatórias de uma quadra de BASQUETE.
[ ] Conceituar a importância das marcações ou linhas para o jogo de BASQUETE.
[ ] Descrever a proporção das medidas das linhas laterais e de fundo da quadra de BASQUETE

Competências:
*Ser capaz de reconhecer a origem do BASQUETE e como se deu o desenvolvimento deste esporte no Brasil.
* Estimular os alunos na prática do BASQUETE
Desenvolvimento:
Usar em forma de exercícios o conhecimento adguirido na aula teórica, sobre a importância das linhas demarcatórias dentro das regras do BASQUETE, sabendo que a quadra é uma das regras da modalidade, mas qual a influência das linhas demarcatória nas demais regras do BASQUETE.
Avaliação:
* Indicadores
* Participação
Exercícios:
Metodologia:
[ ] Responder de forma demonstrativa na quadra de BASQUETE, qual a linha demarcatória deste esporte com a maior extensão.
[ ] Explicar porque existe a linha da área e sua função durante o jogo de BASQUETE.
[ ] Utilizar durante uma atividade recreativa esportiva (BASQUETE) a influência desta regra nas demais regras do BASQUETE.
[ ] Classificar segundo critérios de uma partida de BASQUETE, as linhas demarcatórias.
* Conteúdo aplicado em sala de aula
* Conteúdo apresentado em Data-Show
* Conteúdo desenvolvido no Blog: 
Conclusão:
Ao final das aulas, espera-se que os alunos tenham se apropriado do conhecimento, tanto das finalidades que cada linha da quadra de BASQUETE tem, como da mesma forma poderem estabelecer conceitos sobre a importância deste seguimento para o esporte.

Material Didático:
* Bola, Apito, Quadra, Cones, Giz, Argolas, Data Show, Blog
OBS:
OBS:



AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA FUTSAL (10 de Setembro de 2013)
Objetivo:
Analisar as características da modalidade de BASQUETE, destacando os fundamentos (passe, drible, arremesso) e suas principais funções dentro do jogo de BASQUETE, Desenvolvendo as qualidades físicas por meio da prática de habilidades motoras fundamentais, em atividades de iniciação aos desportos.
Habilidades:
* Conhecer e vivenciar a prática do BASQUETE.
* Comparar as diferenças entre o BASQUETE e as outras modalidades esportivas
* Compreender o caráter do BASQUETE no contexto histórico e sua evolução até hoje
Indicadores:
Ações que servem para avaliar os alunos com critérios pré-determinados pelo professor, segundo seu objetivo.

[ ] Identificar o uso do drible em uma partida de BASQUETE.
[ ] Conceituar a importância dos fundamentos para o jogo de BASQUETE.
[ ] Descrever a diferença entre passe e arremesso em uma partida de BASQUETE
[ ] Demonstrar quais seriam os fundamentos do BASQUETE
Competências:
* Compreender as regras básicas do BASQUETE.
* Ser capaz de reconhecer o BASQUETE e seus fundamentos.
* Estimular os alunos na prática do BASQUETE.
Desenvolvimento:
Usar em forma de exercícios o conhecimento adquirido na aula teórica, sobre a importância dos fundamentos dentro das regras do BASQUETE, sabendo que os fundamentos estão inseridos nas regras da modalidade, mas qual a influência delas nas demais regras do BASQUETE.
Avaliação:
* Indicadores
* Participação
* Blog
*Trabalho
Exercícios:
Metodologia:
[ ] Responder de forma demonstrativa na quadra de BASQUETE, quais são os fundamentos deste esporte.
[ ] Explicar porque existe os fundamentos durante o jogo de BASQUETE.
[ ] Utilizar durante uma atividade recreativa esportiva (BASQUETE) a influência destes fundamentos nas demais regras do BASQUETE.
[ ] Classificar segundo critérios de uma partida de BASQUETE, a utilização de um fundamento que se destaque dentre todos, ou não.
* Conteúdo aplicado em sala de aula
* Conteúdo apresentado em Data-Show
* Conteúdo desenvolvido no Blog:

Conclusão:
Ao final das aulas, espera-se que os alunos tenham se apropriado do conhecimento, tanto das finalidades de cada fundamento do BASQUETE, como da mesma forma poderem estabelecer conceitos sobre a importância deste seguimento para o esporte.
Material Didático:
* Bola, Apito, Quadra, Cones, Giz, Argolas, Data Show, Blog
OBS:
OBS:

AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA FUTSAL (18 de Setembro de 2013)
Objetivo:
Analisar as características da modalidade de BASQUETE, desenvolvendo o controle da respiração para uma boa resistência cardio-respiratória através das atividades corporais, lúdicas ou com certa complexidade, estabelecendo relações equilibradas e construtivas uns com os outros.

Habilidades:
* Conhecer e vivenciar a prática do BASQUETE.
* Comparar as diferenças entre o BASQUETE e as outras modalidades esportivas
* Compreender o caráter das atividades físicas do BASQUETE.

Indicadores:
Ações que servem para avaliar os alunos com critérios pré-determinados pelo professor, segundo seu objetivo.
[ ] Identificar o uso das regras de uma partida de BASQUETE.
[ ] Conceituar a importância dos fundamentos para o jogo de BASQUETE.
[ ] Relacionar através das linhas no chão da quadra, os diferentes tipos de limites e fronteiras já explicitados pelo professor
[ ] Demonstrar na quadra e de forma prática quais seriam os fundamentos do BASQUETE

Competências:
* Compreender as regras básicas do BASQUETE.
* Ser capaz de reconhecer o BASQUETE e seus fundamentos.
* Estimular os alunos na prática do BASQUETE.
Desenvolvimento:
Usar em forma de exercícios o conhecimento adquirido na aula teórica, sobre a utilização correta das regras do BASQUETE, sabendo de forma básica usar os fundamentos da modalidade.

Avaliação:
* Indicadores
* Participação
* Blog
*Trabalho
Exercícios:
Metodologia:
[ ] Responder de forma demonstrativa na quadra de BASQUETE, quais são os fundamentos deste esporte.
[ ] Equilibrar-se em diferentes apoios, planos e sustentações, tendo como base a linha da quadra poliesportiva.
[ ] Utilizar durante uma atividade recreativa esportiva (BASQUETE) a influência destes fundamentos nas demais regras do BASQUETE.
[ ] Participar dos jogos propostos respeitando as regras.

* Conteúdo aplicado em sala de aula
* Conteúdo apresentado em Data-Show
* Conteúdo desenvolvido no Blog: 

Conclusão:
Ao final das aulas, espera-se que os alunos tenham se apropriado do conhecimento, tanto das finalidades de cada fundamento, quanto à utilização prática das regras do BASQUETE, como da mesma forma poderem estabelecer conceitos sobre a importância deste seguimento para o mundo esporte.
Material Didático:
* Bola, Apito, Quadra, Cones, Giz, Argolas, Data Show, Blog
OBS:

OBS: