PLANEJAMENTO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

PROVA DO 3º BIMESTRE

AVALIAÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
CEM CASTRO ALVES
3º BIMESTRE

ALUNO: ___________________________________________________

Basquetebol, também conhecido como bola-ao-cesto ou cesto-bola, nasceu da necessidade de exercitar estudantes em Springfield, Massachusetts (EUA), durante o inverno quando não podiam praticar a maioria dos esportes ao ar livre. Foi o canadense James Naismith, professor de educação física, quem o lançou naquela cidade em 1891, e logo o basquetebol propagou-se pelo mundo. No inicio, era praticado por nove homens de cada lado, o jogo tinha como objetivo a marcação de pontos através do arremesso da bola sobre velhas cestas de colher pêssegos, colocados em lados opostos numa altura de 3 metros.

1- Marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.
( ) O primeiro jogo de Basquetebol foi disputado em 20 de Janeiro de 1892, com nove jogadores em cada equipe e utilizando-se uma bola de futebol, sendo visto apenas por funcionários da ACM (Associação Cristã de Moços). (0,5)
( ) O basquete feminino iniciou em 1892 quando a professora de educação física do Smith College, (0,5)
( ) A prática do basquete no Brasil começou quando o norte-americano Augusto Shaw introduziu o esporte na Associação Atlética Mackenzie de São Paulo, em 1896. (0,5)
( ) No Rio de Janeiro, teriam acontecido, em 1912, os primeiros jogos de basquete, na rua da Quitanda, com o América Football Club (0,5)
( ) A bola é sem dúvida um dos instrumentos desportivos mais antigos do mundo e vem cativando o homem há milênios. (0,5)
( ) Atualmente o basquete internacional encontra-se organizado pela FIBA - Federação Internacional de Basquetebol. (0,5)

2) Quais são as dimensões da quadra de basquete? (1,0)


4) São usadas, geralmente, no basquete, três posições. Quais são? (1,0)


5) Explique a marcação de três pontos no basquete. (1,0)


6) Cite três fundamentos do basquetebol. (1,0)


7) Como surgiu o basquete no Brasil. (1,0)


BOA PROVA !!!!!!!!!