CONTEÚDO:
* História das Copas
* FUTSAL
* Vôlei
* Basquete
* Handebol
* Xadrez
* DST
* Drogas
* Sexualidade
* Gravidez na Adolescência
* Blog: esportecastroalves.blogspot.com
|
COMPETÊNCIAS:
* Ser capaz reconhecer certas DSTs
* Originar de forma crítica uma atitude de preservação da saúde
* Criar um entendimento básico sobre os risco da relação sexual no
contexto das DSTs
* Estabelecer um parâmetro entre o que eu penso e a sociedade
* Ser capaz reconhecer a internet com processo de educação
* Originar domínio da ferramenta da internet
* Criar um entendimento da navegabilidade no blog
*Compreender as diferentes manifestações culturais como importante
meio de integração
* Ser capaz de atuar de forma solidária, respeitando e valorizando a
inclusão social.
* Respeitar as diferenças individuais de cada aluno(a)
*Ser capaz de reconhecer a origem do FUTSAL e como se deu o
desenvolvimento deste esporte no Brasil.
* Estimular os alunos na prática do FUTSAL
* Compreender as regras básicas do FUTSAL
* Ser capaz de reconhecer o FUTSAL e seus fundamentos
* Estimular os alunos na prática do FUTSAL
* Ser capaz reconhecer os malefícios do uso do Cigarro.
* Originar de forma crítica uma atitude de preservação da Saúde.
* Criar um entendimento básico sobre os riscos contato com qualquer
tipo de DROGA.
* Estabelecer um parâmetro entre o que eu penso e a sociedade.
* Ser capaz reconhecer a internet com processo de educação
* Originar domínio da ferramenta da internet
* Criar um entendimento da navegabilidade no blog
* Conhecer as medidas e as características da quadra de VÔLEI
* Compreender o caráter dos jogos no contexto amador, recreativo,
escolar e profissional, evitando a competitividade excessiva.
* Valorizar esta modalidade de esporte VÔLEI.
* Compreender as regras básicas do VÔLEI.
* Ser capaz de reconhecer o VÔLEI e seus fundamentos.
* Estimular os alunos na prática do VÔLEI.
*Ser capaz de reconhecer a origem do BASQUETE e como se deu o
desenvolvimento deste esporte no Brasil.
* Estimular os alunos na prática do BASQUETE
* Compreender as regras básicas do BASQUETE.
* Ser capaz de reconhecer o BASQUETE e seus fundamentos.
* Estimular os alunos na prática do BASQUETE.
* Ser capaz reconhecer certas DSTs
* Originar de forma crítica uma atitude de preservação da saúde
* Criar um entendimento básico sobre os riscos da relação sexual no
contexto das DSTs
* Estabelecer um parâmetro entre o que eu penso e a sociedade.
* Compreender as regras básicas do HANDEBOL
* Ser capaz de reconhecer o HANDEBOL e seus fundamentos
* Estimular os alunos na prática do HANDEBOL
* Compreender as regras do Xadrez
|
HABILIDADES:
* Conhecer e vivenciar a prática do HANDEBOL
* Comparar as diferenças entre o HANDEBOL e as outras modalidades
esportivas
* Compreender o caráter do HANDEBOL no contexto histórico e sua
evolução até hoje
* Comparar o tema da sexualidade com a realidade vivida por cada
aluno (a).
* Reconhecer as consequências do ato sexual
* Compreender o assunto DSTs de forma que estejam prevenidos contra
essas doenças
* Conhecer e vivenciar o blog e a avaliação on-line
* Compreender a importância do Blog e o uso da internet como
ferramenta educativa
* Conhecer as medidas e as características da quadra de Handebol
* Compreender o caráter dos jogos no contexto amador, recreativo, escolar
e profissional, evitando a competitividade excessiva.
* Valorizar esta modalidade de esporte (Handebol)
* Comparar o tema da sexualidade com a realidade vivida por cada
aluno (a).
* Reconhecer as consequências do ato sexual
* Compreender o assunto DSTs de forma que estejam prevenidos contra
essas doenças
* Conhecer e vivenciar o blog e a avaliação on-line
* Compreender a importância do Blog e o uso da internet como
ferramenta educativa
* Entender os aspectos desses problemas sociais
* Reconhecer como essa cultura urbana está inserida no contexto da
sociedade, nas relações na escola, trabalho e família.
* Valorizar as produções culturais, adotando uma postura receptiva
dizendo não a qualquer tipo de discriminação social.
* Conhecer as medidas e as características da quadra de FUTSAL
* Compreender o caráter dos jogos no contexto amador, recreativo,
escolar e profissional, evitando a competitividade excessiva.
* Valorizar esta modalidade de esporte (FUTSAL)
* Comparar o tema com a realidade vivida por cada aluno (a).
* Reconhecer as consequências do uso de DROGAS
* Compreender o assunto de forma que estejam prevenidos contra esse
mal que assola a juventude de hoje
* Conhecer as medidas e as características da quadra de BASQUETE
* Compreender o caráter dos jogos no contexto amador, recreativo,
escolar e profissional, evitando a competitividade excessiva.
* Valorizar esta modalidade de esporte BASQUETE.
* Conhecer as medidas e as características da quadra de VÔLEI
* Compreender o caráter dos jogos no contexto amador, recreativo,
escolar e profissional, evitando a competitividade excessiva.
* Valorizar esta modalidade de esporte VÔLEI.
|
METODOLOGIA:
* Conteúdo apresentado em Datashow
* Conteúdo desenvolvido no Blog:
* Aulas práticas
* Jogos
* Grandes Jogos
* Estafetas
|
AVALIAÇÃO:
* Prova online no Blog: esportecastroalves.blogspot.com.br
* Trabalho
* Participação
|
BIBLIOGRAFIA:
* BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental.
Parâmetros Curriculares Nacionais. (3º
e 4º ciclos do ensino fundamental). Brasília: MEC, 1998.
* CHRISTO, C. A. L. (Frei Betto). A festa do corpo. Disponível em:
http://jbonline.terra.com.br/jb/papel/opiniao/2001/06/13/joropi20010613001.html.
Acesso em 15 de fev. 2010.
* FERREIRA, H. B. Iniciação Esportiva: Uma abordagem pedagógica sobre
o processo de ensino-aprendizagem no basquetebol. Campinas SP, 2001.
* FREIRE, J. B. A Educação dos sentidos e a qualidade de vida: A
escola de Dona Clotilde. In: MOREIRA, W. W. (org.). Qualidade de vida:
Complexidade e educação. Campinas, SP: Papirus, 2001.
* FREIRE, J. B. O jogo: entre o riso e o choro. Campinas, SP: Autores
Associados, 2002.
* GALATTI, L. R. e PAES, R. R. Fundamentos da pedagogia do esporte no
cenário escolar. Revista Movimento e Percepção, Espírito Santo do Pinhal, SP,
v. 6, n. 9, jul/dez, 2006.
LORENZETTO, L. A.; MATTHIESEN,
S. Q. Práticas Corporais Alternativas. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan,
2008.
* MATTOS, M. G. Educação Física Infantil: Construindo o Movimento na
Escola. São Paulo, SP: Phorte Editora, 2006.
MONTAGU, A. Tocar: o significado humano da pele. São Paulo: Summus,
1988.
* NEUENFELDT, D. J. Esporte, Educação Física e Formação Profissional.
Lajeado, RS: Editora Univates, 2008.
* STIGGER, M. P. Educação Física, esporte e diversidade. São Paulo,
SP: Autores Associados Editora, 2005.
* TUBINO, M. J. G. O Esporte no Brasil. São Paulo, SP: Ibrasa
Editora, 1997.
* TUBINO, M. J. G. O que é Esporte? São Paulo, SP: Ibrasa Editora,
1993.
* VYGOTSKY, L. S. Formação Social da Mente. São Paulo, SP: Martins
Fontes, 1984
|