PLANEJAMENTO DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

segunda-feira, 23 de abril de 2018

ADAPTAÇÃO DO 1º ANO

1º ANO

PROVA DO 1º ANO CONTEÚDO ABAIXO
 
O atletismo é um conjunto de atividades esportivas (corrida, saltos e arremessos), que tem a origem nas primeiras Olimpíadas realizadas na Grécia Antiga. Nos primeiros Jogos Olímpicos, realizados em 776 a.C., eram realizadas provas de corridas e arremessos de peso.
1- As principais modalidades do atletismo são:
(A) Corrida de bicicleta; Corridas com obstáculos; Revezamento; Saltos; Arremessos e Lançamentos; Decatlo e Heptatlo.
(B) Corrida de Formula 1; Corridas com obstáculos; Revezamento; Saltos; Arremessos e Lançamentos; Decatlo e Heptatlo.
(C) Futsal; Vôlei; Basquete; Handebol e Futebol de campo
(D) Corrida de pista; Corridas com obstáculos; Revezamento; Saltos; Arremessos e Lançamentos; Decatlo e Heptatlo.
(E) Corrida de cavalo; Corridas com obstáculos; Revezamento; Saltos; Arremessos e Lançamentos; Decatlo e Heptatlo.
2- Dentro do atletismo, na corrida de pista as principais provas são:
(A) 100 metros rasos, 200 metros rasos e 400 metros rasos; 800 metros e 1.500 metros; 5.000 metros e 10.000 metros; Maratona (disputada nas ruas): percurso de 42,19 km.
(B) 10 metros rasos, 20 metros rasos e 40 metros rasos; 80 metros e 150 metros; 500 metros e 1.000 metros; Maratona (disputada nas ruas): percurso de 42,19 km.
(C) Formula 1; motocross; moto velocidade; corrida de cavalos; todo tipo de corrida que envolve carro ou moto.
(D) Salto com vara; salto em distância; salto triplo; salto em altura; arremessos de peso; martelo; disco e dardo.
(E) 1000 metros rasos, 2000 metros rasos e 4000 metros rasos; 8000 metros e 15.000 metros; 50.000 metros e 100.000 metros; Maratona (disputada nas ruas): percurso de 420,19 km.
3- Os saltos no atletismo podem ser:
(A) Salto sobre o cavalo; salto triplo; salto com vara; salto em altura
(B) Salto em distância; salto duplo; salto com vara; salto em altura
(C) Salto em distância; salto duplo; salto sem vara; salto em altura
(D) Salto duplo; salto triplo; salto com vara; salto em altura
(E) Salto em distância; salto triplo; salto com vara; salto em altura
4- Podemos considerar como prova do atletismo os seguintes arremessos e lançamentos:
(A) Existem cinco modalidades nesta categoria: arremesso de peso e pedra, lançamento de dardo, martelo e disco.
(B) Existem quatro modalidades nesta categoria: arremesso de peso, lançamento de dardo, de martelo e de disco. (C) Existem apenas três modalidades nesta categoria: arremesso de peso, lançamento de dardo e de disco.
(D) Existem quatro modalidades nesta categoria: arremesso de peso, lançamento de flecha, de martelo e de disco.
(E) Existem quatro modalidades nesta categoria: arremesso de pedra, lançamento de dardo, de serrote e de disco.
5- Decatlo, praticada por homens, numa mesma prova são envolvidas dez modalidades do atletismo. As modalidades do decatlo são:
(A) Corrida (200 metros), salto em distância, salto em altura, lançamento de peso, 800 metros, 110 metros com barreira, lançamento de disco, lançamento de dardo, salto com vara e corrida de 15.000 metros.
(B) Corrida de bicicleta; salto em distância, salto em altura, lançamento de peso, 400 metros, 110 metros com barreira, lançamento de disco, lançamento de dardo, salto com vara e corrida de 1500 metros.
(C) Corrida (100 metros), natação, ciclismo, lançamento de peso, 400 metros, 110 metros com barreira, lançamento de disco, lançamento de dardo, salto com vara e corrida de 1500 metros.
(D) Corrida (800 metros), salto em distância, salto em altura, lançamento de peso, 400 metros, 110 metros com barreira, lançamento de disco, lançamento de dardo, salto com vara e corrida de 1500 metros.
(E) Corrida (100 metros), salto em distância, salto em altura, lançamento de peso, 400 metros, 110 metros com barreira, lançamento de disco, lançamento de dardo, salto com vara e corrida de 1500 metros.
6- Heptatlo prova combinada somente para mulheres. Envolve sete modalidades do atletismo:
(A) 100 metros com barreira, lançamento de peso, lançamento de dardo, salto em altura, salto em distância, corrida de 200 metros e 800 metros.
(B) 100 metros com barreira, lançamento de pedra, lançamento de flecha, salto em altura, salto em distância, corrida de 200 metros e 800 metros.
(C) 110 metros com barreira, lançamento de pedra, lançamento de dardo, salto em altura, salto em distância, corrida de 200 metros e 8000 metros.
(D) 100 metros com barreira, lançamento de peso, lançamento de dardo, salto em altura, salto em distância, corrida de 400 metros e 8000 metros.
(E) 100 metros com barreira, lançamento de peso, lançamento de dardo, salto em altura, salto em distância, corrida de 200 metros e 800 metros.
7- Marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas
(    ) Proteínas de origem animal: carnes, leite e derivados, aves, peixes e ovos.
(    ) O sal de cozinha - cloreto de sódio - utilizado como tempero e conservação de alimentos, contém sódio em sua composição, o glutamato de sódio - este mineral quando consumido em excesso é prejudicial à saúde.
(    ) Proteínas de origem vegetal: leguminosas como feijão, soja, grão-de-bico, lentilha,.
(    ) O colesterol é uma gordura que está presente apenas em alimentos de origem vegetal.
(    ) A atividade física não é necessária para que uma pessoa tenha uma vida saudável, pois o sedentarismo faz bem a saúde.
(    ) A água é um nutriente indispensável ao funcionamento do organismo; a ingestão de, no mínimo, dois litros diariamente é altamente recomendada.
(A) F, F, F, F, F, V
(B) F, V, V , V, V, F
(C) V, V, V , V, V, V
(D) V, V, V , F, F, V
(E) V, F, V , F, V, F
Uma alimentação, quando adequada e variada, previne deficiências nutricionais, e protege contra doenças infecciosas, porque é rica em nutrientes que podem melhorar as defesas do organismo.
8- Nutrientes são compostos químicos encontrados nos alimentos que têm funções específicas, funcionam associadamente, e se dividem em:
(A) Macronutrientes: carboidratos, proteínas e lipídeos; e Micronutrientes: vitaminas e sais minerais.
(B) Macronutrientes: vitaminas e sais minerais e Micronutrientes: carboidratos, proteínas e lipídeos.
(C) Macronutrientes: Alimentos que engordam; e Micronutrientes: alimentos que não engordam.
(D Macronutrientes: carboidratos, vitaminas e lipídeos; e Micronutrientes: proteínas e sais minerais.
(E) Macronutrientes: alimentos saudáveis; e Micronutrientes: alimentos que provocam algum tipo de doenças.
Boa Prova!
Conteúdos aplicados em sala de aula!
Fonte para pesquisa: esportecastroalves.blogspot.com.br
 
  CONTEÚDO DA PROVA ACIMA 
1º ANO
Alimentação Saudável 
Uma alimentação, quando adequada e variada, previne deficiências nutricionais, e protege contra doenças infecciosas, porque é rica em nutrientes que podem melhorar as defesas do organismo. Nutrientes são compostos químicos encontrados nos alimentos que têm funções específicas, funcionam associadamente, e se dividem em:
 
  Macronutrientes:  carboidratos, proteínas e lipídeos;
  Micronutrientes:  vitaminas e sais minerais.


Carboidratos
De uma forma geral, todos os grupos de alimentos exceto as carnes, os óleos, as gorduras e o sal, possuem carboidratos. Estes podem ser: 
Simples: como os açúcares e o mel: Os açúcares simples não são necessários ao organismo humano, pois apesar de ser fonte de energia, esta pode ser adquirida por meio dos carboidratos complexos. Sendo assim, é importante diminuir as quantidades de açúcares simples adicionados aos alimentos. 
Complexos: presentes principalmente nos cereais (arroz, pão, milho), tubérculos (batata, beterraba) e raízes (mandioca, inhame), os quais representam a mais importante fonte de energia e, por esta razão, recomenda-se o consumo de seis porções diárias desse tipo de alimento, o que representa em torno de 60% do total de calorias ingeridas. 
Fibras
Uma alimentação saudável deve incluir os carboidratos complexos e fibras alimentares em maior quantidade do que os carboidratos simples. Na sua forma integral, a maioria dos alimentos vegetais como grãos, tubérculos e raízes, as frutas, verduras e legumes contêm fibras, as quais são benéficas para a função intestinal, reduzem o risco de doenças cardíacas, entre outros diversos benefícios.

A quantidade de fibras na alimentação é uma medida de uma alimentação saudável. As frutas, legumes e vegetais são ricos em vitaminas, minerais e fibras, necessitando-se consumir, diariamente, três porções de frutas e três porções de legumes e verduras. É importante variar o consumo desse tipo de alimento, tendo em vista que o consumo regular e variado, juntamente com alimentos ricos em carboidratos menos refinados (pães e arroz integrais), oferecem quantidade significante de vitaminas e minerais, aumentando a resistência a infecções. Além das vitaminas e minerais, as verduras e os legumes também contêm componentes bioativos, alguns dos quais especialmente importantes para a saúde humana, podendo reduzir o risco de doenças, inclusive as doenças cardíacas e o câncer.
Proteínas
Origem vegetal: leguminosas como feijão, soja, grão-de-bico, lentilha, são alimentos fundamentais para saúde, por serem um dos alimentos vegetais mais ricos em proteínas. Entretanto, estas proteínas são consideradas incompletas, ao contrário das proteínas de origem animal, necessitando então, de combinações de alimentos que completem entre si os aminoácidos, tornando-se combinações de alto valor protéico como, por exemplo, a combinação de duas partes de arroz para uma parte de feijão.

Origem animal: carnes, leite e derivados, aves, peixes e ovos são proteínas completas, ou seja, contêm todos os aminoácidos de que os seres humanos necessitam para o crescimento e manutenção do corpo. São também, entre outros nutrientes, importantes fontes de proteína de alto valor biológico sendo, assim, necessário o consumo diário de três porções de leites e derivados e de uma porção de carnes, peixes ou ovos. As carnes selecionadas para o consumo devem ser aquelas com menor quantidade de gordura (magras, sempre retirando as peles e gorduras visíveis), sendo consumidas moderadamente, devido ao alto teor de gorduras saturadas e colesterol. 
Ferro e Cálcio
As carnes em geral, principalmente os miúdos e vísceras, possuem alta biodisponibilidade de ferro, ou seja, a quantidade de ferro ingerida que será efetivamente utilizada pelo organismo é significativamente grande. O leite e seus derivados, além de fonte de proteínas e vitaminas, são as principais fontes de cálcio da alimentação. Este nutriente é fundamental para a formação e manutenção óssea ao longo da vida, prevenindo futuras complicações como a osteoporose.
Gorduras 
Lipídeos: As gorduras são de diferentes tipos, e podem ou não ser prejudiciais à saúde, dependendo do tipo de alimento. A gordura saturada está presente em alimentos de origem animal, e seu consumo deve ser moderado. As gorduras trans que são obtidas pelo processo de industrialização dos alimentos, a partir da hidrogenação de óleos vegetais, são prejudiciais à saúde. O consumo excessivo deste tipo de alimento pode acarretar doenças cardiovasculares, excesso de peso, obesidade, entre outras. As gorduras insaturadas, presentes nos óleos vegetais, não causam problemas de saúde, exceto se forem consumidas exageradamente. São fontes de ácidos graxos essenciais, ou seja, podem ser produzidos pelo organismo, sendo assim necessárias para a manutenção da saúde.

Colesterol: O colesterol é uma gordura que está presente apenas em alimentos de origem animal, e é componente estrutural de algumas partes do organismo humano, sendo ele capaz de sintetizar o suficiente para cobrir as necessidades metabólicas, não sendo indicado o consumo desse composto. O alto consumo deste pode acarretar doenças cardiovasculares. 
Sal
O sal de cozinha - cloreto de sódio - utilizado como tempero e conservação de alimentos, contém sódio em sua composição, bem como outro tempero atualmente muito utilizado, o glutamato de sódio - este mineral quando consumido em excesso é prejudicial à saúde. Sendo assim, recomenda-se a redução no consumo de alimentos com alta concentração de sal, como temperos prontos, caldos concentrados, molhos prontos, salgadinhos, entre outros. 
Água
A água é um nutriente indispensável ao funcionamento do organismo; a ingestão de, no mínimo, dois litros diariamente é altamente recomendada. Ela desempenha papel fundamental na regulação de muitas funções vitais do organismo, incluindo regulação da temperatura, transporte de nutrientes e eliminação de substâncias tóxicas. Recomenda-se a ingestão de 6 a 8 copos de água por dia. 
Atividade Física
É muito importante a prática de exercícios físicos regularmente, aliada a uma alimentação saudável, o que previne o sobrepeso e a obesidade, além de trazer benefícios para saúde mental e emocional. As pessoas fisicamente ativas são profissionalmente mais produtivas, e desenvolvem maior resistência a doenças. 
Para ter uma vida saudável, associe sempre uma alimentação equilibrada, com o consumo de água e a prática de atividades físicas regularmente. Assegurando, assim, o aumento da imunidade, o peso ideal e a prevenção de doenças.

O atletismo é um conjunto de atividades esportivas (corrida, saltos e arremessos), que tem a origem nas primeiras Olimpíadas realizadas na Grécia Antiga. Nos primeiros Jogos Olímpicos, realizados em 776 a.C., eram realizadas provas de corridas e arremessos de peso.
Grande parte das provas de atletismo é realizada em estádios fechados. Nestes estádios, existem as demarcações específicas para cada prova e também os equipamentos como, por exemplo, no salto com varas. Algumas competições como, por exemplo a maratona, são realizadas em vias públicas.
As principais modalidades do atletismo são:

Corrida de pista

É a mais tradicional competição do atletismo e envolve várias provas. 

- Corridas disputadas em pistas ovais (cada atleta corre numa faixa): 100 metros rasos, 200 metros rasos e 400 metros rasos.

- Corridas de Meio Fundo (os atletas não precisam ficar na raia): 800 metros e 1.500 metros.

- Corridas de Fundo (dentro da pista): 5.000 metros e 10.000 metros.

- Maratona (disputada nas ruas): percurso de 42,19 km.

Corridas com obstáculos

São realizadas dentro dos estádios e se dividem em quatro modalidades: 100 metros (feminino), 110 metros (masculino), 400 metros (masculino e feminino) e 3.000 metros (feminino e masculino).

Revezamento

As provas de revezamento são disputadas por grupos compostos por quatro atletas cada. Cada atleta corre um quarto da pista e passa um bastão para o atleta seguinte de sua equipe.

Saltos

- Salto em distância: o atleta corre numa pista, de no mínimo 40 metros, e deve efetuar o salto antes de uma tábua de 20 cm de largura. Ao cair na areia é feita a medição da distância obtida. Vence o atleta que conseguir o salto com maior distância.
- Salto em altura: nesta competição o atleta deve percorrer uma pista (mínimo de 20 metros) e com uma vara saltar por cima do sarrafo (barra horizontal). O atleta pode tocar o sarrafo, porém o mesmo não pode cair. A altura vai aumentando a cada salto positivo. Vence o atleta que conseguir saltar maior altura sem derrubar o sarrafo.

Arremessos e Lançamentos

Existem quatro modalidades nesta categoria: arremesso de peso, lançamento de dardo, de martelo e de disco. Em todas elas, vence o atleta que conseguir arremessar o objeto a uma distância maior. 

Decatlo

Praticada por homens, numa mesma prova são envolvidas dez modalidades do atletismo. As modalidades do decatlo são: corrida (100 metros), salto em distância, salto em altura, lançamento de peso, 400 metros, 110 metros com barreira, lançamento de disco, lançamento de dardo, salto com vara e corrida de 1500 metros. Vence o atleta que conseguir maior pontuação no geral das provas.

Heptatlo

Prova combinada somente para mulheres. Envolve sete modalidades do atletismo: 100 metros com barreira, lançamento de peso, lançamento de dardo, salto em altura, salto em distância, corrida de 200 metros e 800 metros. Vence a atleta que conseguir maior quantidade de pontos no geral.

Federações e Confederações

- As competições, regras e atividades internacionais de atletismo são organizadas pela IAAF (Associação Internacional de Federações de Atletismo).
- No Brasil, as competições de atletismo são organizadas pela CBAt (Confederação Brasileira de Atletismo).
Alguns recordes mundiais do Atletismo:

- 100 metros rasos: Usain Bolt (Jamaica) com 9,58 segundos.

- 100 metros rasos: Florence Griffith Joyner (EUA) com 10,49 segundos.

- Maratona: Dennis Kimetto (Quênia) com 2h02m57s.

- 10.000 metros rasos feminino: Almaz Ayana (Etiópia): 29:17.45

- 400 metros rasos masculino: Wayde Van Niekerk (África do Sul): 43.03s

- Salto em altura: Javier Sotomayor (Cuba) com 2,45 metros

- Salto em distância: Mike Powell (EUA) com 8,95 metros.

- Salto triplo: Jonathan Edwards (Inglaterra) com 18,29 metros

- Lançamento do martelo feminino: Anita Wlodarczyk (Polônia): 82,29 metros
- Marcha de 50 km feminino: Inês Henriques (Portugal): 4:05:56
Você sabia?

- É comemorado em 9 de outubro o Dia do Atletismo.

- O grande destaque do atletismo nas Olimpíadas de Londres 2012 foi o jamaicano Usain Bolt. Ele ganhou 3 medalhas de ouro, vencendo os 100 metros rasos (recorde olímpico com 9,63 segundos), 200 metros rasos e com a equipe da Jamaica no revezamento 4x100. Nos Jogos Olímpicos de 2016 ele foi novamente o destaque, pois ganhou medalha de ouro nos 100 metros rasos e nos 200 metros rasos. Ganhou também, novamente, medalha de ouro com sua equipe jamaicana no revezamento 4x100.

- O penúltimo Mundial de Atletismo aconteceu em 2015 (entre os dias 22 e 30 de agosto), na cidade de Pequim (China). As provas foram realizadas no Estádio Nacional de Pequim, também conhecido como Ninho do Pássaro. Os atletas do Quênia colocaram seu país no topo do quadro de medalhas. Foram 16 no total, sendo 7 de ouro, 6 de prata e 3 de bronze. O Brasil não teve um bom desempenho neste mundial, ficando na 25ª colocação com apenas uma medalha de prata.
- O último Mundial de Atletismo foi realizado em 2017 (entre os dias 4 e 13 de agosto), no Estádio Olímpico de Londres. Os EUA ficaram em primeiro lugar no quadro de medalhas do mundial. Os norte-americano conquistaram 30 medalhas (10 de ouro, 11 de prata e 9 de bronze). O Brasil ficou em 38º lugar com apenas uma medalha de bronze.

- O primeiro Mundial de Atletismo aconteceu em 1983, na cidade de Helsinque (Finlândia).

- O grande destaque do atletismo na Antiguidade foi Leonidas de Rhodes. Ele obteve doze títulos de corrida entre os anos de 164 e 152 a.C.
- As mulheres fizeram a estreia no atletismo olímpico somente em 1928 (Olimpíadas de Amsterdã). Nesta edição, as mulheres participaram das provas de revezamento 4x100m, salto em altura, lançamento de disco, 100 m e 800 m.



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PROVA DO 1º ANO CONTEÚDO ABAIXO
Não é segredo para ninguém que o sedentarismo é um dos maiores inimigos de uma boa saúde: movimentar o corpo é essencial para gastar calorias, não acumular quilos extras e também para manter o aparelho cardiovascular em dia. No entanto, as formas de fazer isso variam bastante. Poucas pessoas sabem, mas atividade física e exercício físico, embora sejam igualmente benéficos, não é exatamente a mesma coisa.
1- O que caracteriza com sendo uma Atividade Física?
(A) É toda a movimentação produzida pela musculatura esquelética com gasto expandido de energia, como nas atividades domésticas, laborais e de lazer, exercícios e esportes.
(B) Você passa a ter menos resistência cardíaca com a atividade física. Além disso, ocorre a perda de flexibilidade, redução de glicogênio nos músculos e na atividade de enzimas, que fornecem energia para o corpo.
(C) O ganho de peso é uma das características da atividade física, possivelmente resultará na mudança da aparência e na baixa autoestima.
(D) A atividade física acontece quando o corpo fica em completo repouso, não existe queima de calorias, e consequentemente resultará no aumento de peso.
(E) Não existe atividade física dentro do conceito da educação física.
2- Como podemos identificar o Exercício Físico?
(A) O exercício físico não é um componente do moderno estilo de vida que nas suas distintas modalidades tais como ginástica, desporto e educação física constituem atividades vitais para a saúde,
(B) É uma atividade física previamente planejada, orientada e proposta para a manutenção ou melhora dos componentes da aptidão física relacionada à saúde (resistência aeróbia, resistência anaeróbia e força muscular, flexibilidade e composição corporal), realizada repetidamente.
(C) O exercício físico faz mal ao corpo e a mente, porque provoca um desgaste energético desnecessário no corpo.
(D) Exercício físico não deve ser praticado por crianças até os 10 anos, porque ele retarda o crescimento e o desenvolvimento motor.
(E) Os exercícios físicos feitos regularmente são uma das coisas mais nocivas que você pode fazer para a sua saúde.
3- O que acontece com o corpo humano quando deixa de fazer exercício físico?
(A) Aumento da capacidade pulmonar; melhora do rendimento físico; a frequência cardíaca tem uma melhora substancial.
(B) Não acontece absolutamente nada com o corpo humano, pois o mesmo se regenera de forma natural, sem a necessidade de exercício físico.
(C) Aumenta o risco de diversas doenças; Predispõe o organismo ao acúmulo de gordura e à obesidade;     Sensibilidade para os resfriados; Depressão, ansiedade e acúmulo do estresse; Osteoporose e dores nas articulações.
(D) Os exercícios físicos feitos regularmente são uma das coisas mais nocivas que você pode fazer para a sua saúde.
(E) Diminui a indisposição; diminui o cansaço; diminui a fraqueza; diminui a incidência de doenças; etc.
4- Como se caracteriza o Bullying?
(A) Como elogio capaz de levantar a autoestima de qualquer pessoa.
(B) O bullying não existe, é apenas uma invenção da mídia.
(C) É a percepção distorcida de sua forma, você percebe partes do seu corpo, diferente de como elas realmente são.
(D) Pessoas que foram ou são ridicularizadas ou humilhadas por conta da sua aparência / peso, independentemente do tipo de corpo real, têm um risco maior de desenvolverem insatisfação corporal.
(E) Dita como uma pessoa se sente sobre si mesma, podendo influenciar todos os aspectos da vida, e contribuir para a felicidade e bem-estar.
Brincar é uma invenção humana, “um ato em que sua intencionalidade e curiosidade resultam num processo criativo para modificar, imaginariamente, a realidade e o presente”. (Coletivos de Autores, 1992).
5- Os jogos e as brincadeiras são ações culturais cuja intencionalidade e curiosidades resultam em:
(A) No desaparecimento das culturas em que o individuo está inserido.
(B) Completo desinteresse pelas brincadeiras e jogos, produzindo nas pessoas um completo senso de responsabilidade.
(C) A natureza dos jogos e das brincadeiras é completamente discriminatória, pois implica o reconhecimento de si e do outro.
(D) Os jogos também são importantes para eliminar as habilidades sociais dos participantes, deixando de incentivar o trabalho em equipe, por exemplo.
(E) Em um processo lúdico, autônomo, criativo, possibilitando a (re)construção de regras, diferentes modos de lidar com o tempo, lugar, materiais e experiências culturais, isto é, o imaginário.
6- Qual definição abaixo corresponde aos jogos Pré Desportivos
(A) Jogos pré-desportivos são adaptações de esportes tradicionais e recreativos com o intuito de desenvolver habilidades físicas e sociais específicas nos participantes.
(B) Normalmente, os jogos pré-desportivos não destinados aos indivíduos que desejam se iniciar numa pratica desportiva.
(C) Jogos pré-desportivos significa jogos realizados depois de você se especializar em um desporto.
(D) Jogos pré-desportivos são jogos realizados na infância, na pré escola.
(E) Não existem definições que possam representar de forma clara o que  são jogos pré desportivos.
7- O que é Vigorexia?
(A) Uma doença associada à autoestima, que provoca uma perda de massa muscular.
(B) Também conhecida como complexo de Adônis e Transtorno Dismórfico Muscular (TDM), a Vigorexia é caracterizada pela distorção da autoimagem e uma obsessão em ter um corpo muito musculoso.
(C) Está ligada com a falta de vigor físico, por isso vigorexia.
(D) Não é uma doença, pois se trata de uma percepção errada da bulimia.
(E) É a diminuição da quantidade de glóbulos vermelhos ou de hemoglobina no sangue. Pode também ser definida como a diminuição da capacidade do sangue em transportar oxigénio
8-Marque (V) paras as questões verdadeiras e (F) paras as questões falsas:
(  ) A anorexia nervosa é uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar (caracterizando em baixo peso corporal) e estresse físico.
(  ) Os esteroides androgênicos, também conhecidos simplesmente como anabolizantes, são uma classe de hormônios esteroides naturais e sintéticos que promovem o crescimento celular e a sua divisão, resultando no desenvolvimento de diversos tipos de tecidos, especialmente o muscular e ósseo.
(  ) Bulimia nervosa é uma disfunção alimentar. Tem incidência maior a partir da adolescência e de 3 a 7% da população, embora seja difícil mapear o real número de pessoas que sofrem da doença.
(    ) A imagem corporal positiva ocorre quando uma pessoa é capaz de aceitar, apreciar e respeitar seu corpo.
(  ) Bullying – pessoas que foram ou são ridicularizadas ou humilhadas por conta da sua aparência / peso, independentemente do tipo de corpo real, têm um risco maior de desenvolverem insatisfação corporal.
Fonte para pesquisa: esportecastroalves.blogspot.com.br
 
CONTEÚDO DA PROVA ACIMA 1º ANO

  •  Conceito de atividade física e aptidão física

Com uma frequência cada vez maior damos conta que surgiram novas expressões no vocabulário dos professores. Não são tão novas assim, estão na mídia, na fala de alguns médicos, agentes de saúde e até mesmo na escola: atividade física, saúde, qualidade de vida. Mas afinal, o que significam e qual a relação que existe entre elas?
ATIVIDADE FÍSICA: É toda a movimentação produzida pela musculatura esquelética com gasto expandido de energia, como nas atividades domésticas, laborais e de lazer, exercícios e esportes.
EXERCÍCIO FÍSICO: É uma atividade física previamente planejada, orientada e proposta para a manutenção ou melhora dos componentes da aptidão física relacionada a saúde (resistência aeróbia, resistência anaeróbia e força muscular, flexibilidade e composição corporal), realizada repetidamente. Portanto, o exercício físico é uma subcategoria  da atividade física.
APTIDÃO FÍSICA: A aptidão física é um conceito que pode ser definido, dentro das áreas da atividade física e da saúde, com sendo a capacidade de se realizar trabalhos musculares de forma satisfatória.
Geralmente, a aptidão física relacionada a saúde compreende a resistência cardiorrespiratória, a força, a resistência muscular e a flexibilidade, capacidades físicas já abordadas neste blog.
A aptidão física é determinada e sofre interferência de uma série de fatores, dentre os quais se incluem o nível habitual de atividade física, a dieta, o estilo de vida o ambiente em que vivemos e a hereditariedade.
Tanto a prática regular de atividades físicas quanto o sedentarismo (inatividade física) podem provocar adaptações (positivas ou negativas) no organismo das pessoas.
SAÚDE: A saúde é uma condição humana que apresenta três dimensões: a física, a social e a psicológica. Há algum tempo, ter saúde significava não estar doente. Atualmente, a saúde positiva esta associada a capacidade de aproveitar, desfrutar a vida e enfrentar desafios. Não é mais somente a ausência de moléstias.

  • A importância da atividade física para uma vida saudável

O exercício físico é um poderoso remédio, melhora a qualidade de vida, diminui o risco de doenças do aparelho cardiorrespiratório e, consequentemente, minimiza a pressão arterial.
Exercitar o corpo também favorece aspectos emocionais, trazendo bem-estar, melhora da autoestima e aumento de energia para outras atividades.
Na questão estética, o fator principal é que, com a queima das calorias, o praticante pode perder peso (se combinado a uma alimentação saudável) e modelar sua musculatura, já que a massa corporal magra toma forma.
Do ponto de vista da mobilidade, a prática constante da atividade física melhora a flexibilidade, a postura e a resistência muscular, algo importante para as demais tarefas do cotidiano.
As atividades diárias também são consideradas atividades físicas, como limpar a casa, lavar o carro, praticar jardinagem ou levar o cachorro para passear. No entanto, o ideal é combinar exercícios aeróbios e anaeróbios.
Os exercícios aeróbicos são aqueles de maior duração e menor intensidade desenvolvendo a resistência, capacidade respiratória e o condicionamento físico, como por exemplo, caminhar, correr, pedalar, nadar, dançar. Já os anaeróbicos constituem movimentos de curta duração e de alta intensidade e, com isso, desenvolvem a força e a potência, como a musculação, ioga e pilates.
Todas as formas de recreação ou esporte, que mantenham o corpo em forma e mais forte são consideradas atividades físicas, cuja a prática constante e bem orientada, só geram benefícios.
De forma inversa, a inatividade física aumenta:
    O risco de diversas doenças;
    Predispõe o organismo ao acúmulo de gordura e à obesidade;
    Sensibilidade para os resfriados;
    Depressão, ansiedade e acúmulo do estresse;
    Osteoporose e dores nas articulações.
Por isso é importante reforçar que estar ativo fisicamente é um elemento chave para a longevidade, para uma vida mais feliz e saudável.
Fontes: www.fitnessfriends.com.br; www.portaleducaçao.com.br; www.emedix.com.br

  •  Imagem corporal e distúrbio de imagem

A imagem corporal é a percepção que uma pessoa tem do seu próprio corpo e os pensamentos e sentimentos que resultam desta percepção.
Esses sentimentos podem ser positivos, negativos ou ambos e são influenciados por fatores individuais e ambientais.
Também podemos pensar a imagem corporal como sendo a maneira como você se vê quando se olha no espelho ou quando você se imagine em sua mente.  Ela é a representação mental do nosso corpo, é a forma como vemos e pensamos o nosso corpo,  também é a forma como acreditamos que os outros nos vêem.
O que é imagem corporal
A sua imagem corporal é formada por uma combinação de fatores:
    O que você acredita ser sua própria aparência (incluindo suas memórias, suposições e generalizações).
    Como você se sente em relação ao seu corpo, incluindo a sua altura, forma e peso.
    Como você sente e controla o seu corpo enquanto você se move
E também por quatro aspectos:
    Como você vê o seu corpo é a sua imagem corporal perceptual. Isso nem sempre é uma representação correta de como você é na realidade. Por exemplo, uma pessoa pode perceber-se com sobrepeso quando elas são realmente abaixo do peso.
    A maneira como você se sente sobre o seu corpo é a sua imagem corporal afetiva. Isto está relacionado com a quantidade de satisfação ou insatisfação que você sente sobre a sua forma, peso e partes individuais do corpo.
    A maneira como você pensa sobre o seu corpo é a sua imagem corporal cognitiva. Isto pode levar a preocupação com a forma do corpo e peso. Por exemplo, algumas pessoas acreditam que elas vão se sentir melhor sobre si mesmo se elas forem mais magras ou musculosas.
    Comportamentos em que você se envolve como resultado da sua imagem corporal abrange a sua imagem corporal comportamental. Quando uma pessoa está insatisfeita com a forma como os outros a olham, ela pode se isolar porque se sente mal com sua aparência ou mesmo utilizar comportamentos destrutivos (por exemplo, exercício excessivo, dietas extremamente restritivas) como um meio para mudar a aparência.
Qual é a Relação entre um Distúrbio Alimentar e Imagem Corporal  ?
A preocupação com a imagem corporal e transtornos alimentares andam de “mãos dadas”. Muitas vezes é a insatisfação com a aparência que leva alguém a concluir que a perda de peso iria melhorar a sua imagem, e fazê-la  sentir-se melhor em relação a si mesma e seu corpo. Assim, fazer dietas restritivas e praticar  exercícios – muitas vezes de forma exagerada – são estratégias utilizadas. Estas estratégias aliadas a obsessão pela imagem servem como gatilho para o desenvolvimento de distúrbios alimentares como a anorexia, bulimia, e compulsão alimentar.
    Imagem corporal distorção da imagem nas mulheres
O que é Imagem Corporal Negativa ?
É a percepção distorcida de sua forma – você percebe partes do seu corpo, diferente de como elas realmente são.
    Você está convencido de que apenas outras pessoas são atraentes e que seu tamanho corporal ou forma é um sinal de fracasso pessoal.
    Pessoas com imagem corporal negativa têm uma maior probabilidade de desenvolver um transtorno alimentar e são mais propensas a sofrer de sentimentos de depressão, isolamento, baixa autoestima, e obsessões com a perda de peso.
    Você sente vergonha e ansiedade em relação ao seu corpo.
    Você se sente desconfortável e estranho em seu corpo.
O que causa a imagem corporal negativa ?
Quando uma pessoa tem pensamentos negativos e sentimentos sobre o seu próprio corpo, ela pode desenvolver uma insatisfação corporal. A insatisfação corporal é um processo interno, mas pode ser influenciado por vários fatores externos. Por exemplo, a família, amigos, conhecidos, os professores e os meios de comunicação têm um impacto sobre a forma como uma pessoa vê e sente sobre si mesma e sua aparência. Indivíduos  que vivem em ambientes onde a aparência “idealizada” é valorizada demasiadamente, ou aqueles que recebem feedback negativo sobre sua aparência têm um risco maior de apresentar uma insatisfação corporal.
Um dos colaboradores externos mais comuns para a insatisfação com o corpo é a mídia. Pessoas de todas as idades são bombardeadas com imagens através de TV, revistas, internet e publicidade. Estas imagens, muitas vezes promovem ideais da aparência irrealistas, inatingíveis e altamente estilizados que têm sido fabricados por estilistas, equipes de arte e manipulação digital e não podem ser alcançados na vida real. Aqueles que sentem que não estão à altura em comparação com estas imagens, podem experimentar insatisfação corporal intensa, que é prejudicial para o seu bem-estar psicológico e físico.
Os seguintes fatores tornam algumas pessoas mais propensas a desenvolver uma imagem corporal negativa do que outros:
    Idade – imagem corporal é frequentemente formada durante o final de infância e adolescência, mas a insatisfação corporal pode afetar pessoas de todas as idades e é tão prevalente na meia-idade, quanto na juventude e idade adulta nas mulheres.
    Sexo – as adolescentes são mais propensas a insatisfação corporal que os adolescentes do sexo masculino; no entanto, a taxa de insatisfação corporal em homens está se aproximando rapidamente da das mulheres.
    Baixa autoestima e / ou depressão
    Traços de personalidade – pessoas com tendências perfeccionistas, grandes empreendedores, pensadores do tipo rígido ( ‘preto e branco’, ‘tudo ou nada’), aqueles que internalizam ideais de beleza e aqueles que muitas vezes se comparam aos outros, correm um risco maior de desenvolverem insatisfação corporal.
    Bullying – pessoas que foram ou são ridicularizadas ou humilhadas por conta da sua aparência / peso, independentemente do tipo de corpo real, têm um risco maior de desenvolverem insatisfação corporal.
    Amigos e familiares que constantemente fazem dieta e/ou possuem e expressam uma preocupação excessiva em relação a imagem corporal  – pessoas que servem de “exemplo e modelo” como pais e amigos, e que expressam preocupações excessivas com a imagem corporal e perda de peso, podem aumentar a probabilidade de um indivíduo desenvolver a insatisfação corporal independentemente do tipo de corpo real.
    Tamanho do corpo – Em nossa sociedade extremamente ligada no peso e imagem, um tamanho corporal maior aumenta o risco de insatisfação corporal
O que é Imagem Corporal Positiva ?
    Uma verdadeira e clara percepção de sua forma – você consegue ver as várias partes do seu corpo como elas realmente são.
    Você aceita e aprecia a forma natural do seu corpo e você entende que a aparência física de uma pessoa diz muito pouco sobre seu caráter e valor.
    Você se sente orgulhosa e aceita seu biotipo e se recusa a gastar uma quantidade razoável de tempo se preocupando com comida, peso e calorias.
    Você se sente confortável e confiante em seu corpo.
O que é imagem corporal negativa e positiva
Por que é que a imagem corporal positiva é importante ?
A imagem corporal positiva ocorre quando uma pessoa é capaz de aceitar, apreciar e respeitar seu corpo. Ela é importante porque é um dos fatores de proteção que podem tornar uma pessoa mais resistente aos distúrbios alimentares. Na verdade, os programas mais eficazes de prevenção de transtorno alimentar usam uma abordagem de promoção da saúde, com foco na construção da imagem corporal positiva e autoestima, além de uma abordagem equilibrada para a nutrição e atividade física. Uma imagem positiva do corpo irá melhorar:
    Autoestima, que dita como uma pessoa se sente sobre si mesma, podendo influenciar todos os aspectos da vida, e contribuir para a felicidade e bem-estar.
    A auto aceitação, fazendo uma pessoa mais propensa a se sentir confortável e feliz com a maneira que as pessoas próximas a enxergam e menos propensa a sentir-se impactada tanto por imagens irreais nos meios de comunicação quanto pelas pressões sociais para se definir de determinada maneira.
    As perspectivas e comportamentos saudáveis. Já que é muito mais fácil levar um estilo de vida equilibrado, com atitudes e práticas relativas à alimentação e exercício quando você está em sintonia com  às necessidades do seu corpo.
Nós todos podemos ter nossos dias em que nos sentimos estranhos ou desconfortáveis em nossos corpos, mas a chave para desenvolver a imagem corporal positiva é reconhecer e respeitar a nossa forma natural e aprender a dominar os pensamentos e sentimentos negativos em relação ao corpo através de atitudes e afirmações positivas.

  • Jogos e brincadeiras

1-    Abaixar-se
Material: 3 bolas
Formação: crianças dispostas em 3 colunas. A frente de cada coluna a uma distância aproximadamente 1 metro do primeiro colocado, ficará o “capitão” de cada equipe. Este segurará a bola.
Desenvolvimento: a um sinal dado, o capitão atirará a bola ao primeiro de sua coluna que a devolverá e logo em seguida abaixará. O capitão jogará a bola para o segundo da coluna que agirá como o primeiro e assim sucessivamente. A última criança da coluna ao receber a bola gritará “viva”, marcando ponto para sua equipe.
2-    Gato e Rato
Tema: números e horas; integração.
Duração: 10 minutos.
Público: crianças, 8 pessoas.
Material: nenhum.
Imagem de um gato e de um rato, as crianças formam uma roda. Uma delas, o Rato, fica dentro da roda. Outra, o Gato fica fora da roda.
O Gato pergunta: "Seu Ratinho está?"
As crianças da roda respondem: "Não"
O Gato pergunta: "A que horas ele chega?"
As crianças respondem um horário a escolha.
As crianças começam a rodar e o Gato vai perguntando: "Que horas são?" e as crianças respondem: "Uma hora" - "Que horas são?" - "Duas Horas" e assim até chegar ao horário combinado.
As crianças na roda devem parar com os braços estendidos; o Gato passa a perseguir o Rato.
A brincadeira acaba quando o Gato pega o Rato. Para os bem pequenos é preferível que os que estão na roda fiquem parados até que o gato pegue o rato. Para crianças maiores as que estão na roda podem ajudar o rato a fugir ou atrapalhar o gato, sem desfazer o círculo.
Pode-se repetir a brincadeira algumas vezes, dando chance a quem quiser ser rato e gato. Procure parar a atividade antes que as crianças percam o interesse.
3-Coelhinho sai da toca
Tema: atenção; integração.
Duração: 10 minutos.
Público: crianças, mínimo 10 pessoas.
Material: nenhum.
Dividir as crianças em grupos de 3: duas ficam de mãos dadas, formando a toca e a terceira fica no meio representando o coelho. As "tocas" devem estar espalhadas pelo local da brincadeira.
Devem ficar duas ou mais crianças sem toca, no centro da área.
Quando tudo está pronto, alguém diz: "Coelhinho, sai da Toca!". E todos tem que mudar de toca.
As crianças que estão no centro têm que tentar ocupar as tocas que ficam vazias enquanto as demais procuram uma nova toca.
Quem ficar sem toca, vai para o centro e a brincadeira recomeça.
http://www.educacaofisica.seed.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=138

  •  Brincadeira como uma invenção humana

Brincar é uma invenção humana, “um ato em que sua intencionalidade e curiosidade resultam num processo criativo para modificar, imaginariamente, a realidade e o presente”. (Coletivos de Autores, 1992).
Os jogos e as brincadeiras são ações culturais cuja intencionalidade e curiosidade resultam em um processo lúdico, autônomo, criativo, possibilitando a (re)construção de regras, diferentes modos de lidar com o tempo, lugar, materiais e experiências culturais, isto é, o imaginário. A natureza dos jogos e das brincadeiras não é discriminatória, pois implica o reconhecimento de si e do outro, traz possibilidades de lidar com os limites como desafios, e não como barreiras. O que esta afirmação quer afirmar?

  • Jogos Pré Desportivos

Jogos pré-desportivos são adaptações de esportes tradicionais e recreativos com o intuito de desenvolver habilidades físicas e sociais específicas nos participantes.
Normalmente, os jogos pré-desportivos são destinados aos indivíduos que desejam se iniciar numa pratica desportiva. No entanto, antes de partir para o esporte, os jogos pré-desportivos servem como um treino dos movimentos básicos necessários para aquela modalidade esportiva.
Os jogos pré-desportivos também são importantes para aprimorar as habilidades sociais dos participantes, incentivando o trabalho em equipe, por exemplo.
Ao contrário dos jogos desportivos, que apresentam um conjunto de regras específicos, os jogos pré-desportivos são mais voltados para o caráter recreativo, com a flexibilidade de objetivos, regras, durabilidade, jogadores, entre outras características.
Saiba mais sobre o significado dos Jogos recreativos.
Exemplos de jogos pré-desportivos
Como dito, os jogos pré-desportivos são variações de jogos menores que ajudam a treinar as capacidades motoras, táticas e físicas dos participantes para determinado desporto.
Por exemplo, para praticar arremessos de Basquete, os participantes podem jogar o chamado “Basquete Baixo”, onde a cesta fica num nível mais baixo e de fácil acesso, mas que ajuda os jogadores a treinarem o posicionamento e modo de fazer as jogadas.
Ver também: significado dos Jogos Competitivos e dos Jogos Cooperativos.

  • Desvios comportamentais: Anorexia, Bulimia, Vigorexia, Esteroides e Anabolizantes.

Bulimia nervosa é uma disfunção alimentar. Tem incidência maior a partir da adolescência e de 3 a 7% da população, embora seja difícil mapear o real número de pessoas que sofrem da doença, uma vez que ela está cercada de preconceitos e é difícil para o próprio doente confessar seu problema. Cerca de 90% dos casos ocorre em mulheres. A pessoa bulímica, de acordo com os critérios diagnósticos do CID 10, tende a apresentar períodos em que se alimenta em excesso, muito mais do que a maioria das pessoas conseguiriam se alimentar em um determinado espaço de tempo, seguidos pelo sentimento de culpa e tentativas para evitar o ganho de peso com jejuns, exercícios, vômitos auto induzidos, laxantes, diuréticos e/ou enemas.
A bulimia costuma causar sofrimento psíquico e afeta áreas diversas do sujeito. O bulimíco não tem prejuízo somente da sua relação com a comida ou da sua relação com seu corpo. Ele se vê afetado em suas relações sociais – uma vez que festas e confraternizações envolvem alimentação. Ele se vê atormentado por uma questão que lhe é cotidiana (alimentação) e que não pode ser evitada, uma vez que todo indivíduo precisa se alimentar. Isso demonstra a dificuldade de se lidar com o transtorno alimentar (tanto para o sujeito que se vê afetado, quanto pelos demais à sua volta) É o transtorno alimentar caracterizado por episódios recorrentes de “orgias alimentares”, no qual o paciente come num curto espaço de tempo grande quantidade de alimento como se estivesse com muita fome. O paciente perde o controle sobre si mesmo e depois tenta vomitar e/ou evacuar o que comeu, através de artifícios como medicações, com a finalidade de não ganhar peso.
Os esteroides androgênicos, também conhecidos simplesmente como anabolizantes, são uma classe de hormônios esteroides naturais e sintéticos que promovem o crescimento celular e a sua divisão, resultando no desenvolvimento de diversos tipos de tecidos, especialmente o muscular e ósseo. São substâncias geralmente derivadas do hormônio sexual masculino, a testosterona, e podem ser administradas principalmente por via oral ou injetável. Atualmente não são utilizados somente por atletas profissionais, mas também por pessoas que desejam uma melhor aparência estética, inclusive adolescentes. Os diferentes esteroides androgênicos anabólicos têm combinações variadas de propriedades androgênicas e anabólicas. Anabolismo é o processo metabólico que constrói moléculas maiores a partir de outras menores. Os esteroides anabólicos foram descobertos nos anos 1930 e têm sido usados desde então para inúmeros procedimentos médicos incluindo a estimulação do crescimento ósseo, apetite, puberdade e crescimento muscular. Podem também ser usados no tratamento de pacientes submetidos a grandes cirurgias ou que tenham sofrido acidentes sérios, situações que em geral acarretam um colapso de proteínas no corpo. O uso mais comum de esteroides anabólicos é para condições crônicas debilitantes, como o câncer e a AIDS. Os esteroides anabólicos podem produzir inúmeros efeitos fisiológicos incluindo efeitos de virilização, maior síntese proteica, massa muscular, força, apetite e crescimento ósseo. Os esteroides anabolizantes também têm sido associados a diversos efeitos colaterais quando forem administrados em doses excessivas, e esses efeitos incluem a elevação do colesterol (aumenta os níveis de LDL e diminui os de HDL), acne, pressão sanguínea elevada, hepatotoxicidade, e alterações na morfologia do ventrículo esquerdo do coração. Hoje os esteroides anabólicos são controversos por serem muito difundidos em diversos esportes e possuírem efeitos colaterais. Enquanto há diversos problemas de saúde associados com o uso excessivo de esteroides anabólicos, também há uma volumosa quantidade de propaganda, “ciência-lixo” e concepções errôneas da população sobre seu uso. Os esteroides anabólicos são controlados em alguns países incluindo os Estados Unidos, Canadá e Reino Unido. Estes países possuem leis que controlam seu uso e distribuição.
A anorexia nervosa é uma disfunção alimentar, caracterizada por uma rígida e insuficiente dieta alimentar (caracterizando em baixo peso corporal) e estresse físico. A anorexia nervosa é uma doença complexa, envolvendo componentes psicológicos, fisiológicos e sociais. Uma pessoa com anorexia nervosa é chamada de anoréxica (português do Brasil) ou anorética (português de Portugal). Uma pessoa anoréxica pode ser também bulímica. A anorexia nervosa afeta primariamente adolescentes do sexo feminino e jovens mulheres do Hemisfério Ocidental, mas também afeta alguns rapazes. No caso dos jovens adolescentes de ambos os sexos, poderá estar ligada a problemas de autoimagem, dismorfia, dificuldade em ser aceito pelo grupo, ou em lidar com a sexualidade genital emergente, especialmente se houver um quadro neurótico (particularmente do tipo obsessivo-compulsivo) ou história de abuso sexual ou de bullying. A taxa de mortalidade da anorexia nervosa é de aproximadamente 10%, uma das maiores entre qualquer transtorno psicológico. A anorexia nervosa afeta muito mais pessoas jovens (entre 15 a 25 anos), e do sexo feminino (95% dos casos ocorrem em mulheres). Tem sido enfatizada, em debates populares, a importância da mídia para o desenvolvimento de desordens como anorexia e bulimia, por alegadamente promover ela uma identificação da beleza com padrões físicos de magreza acentuada. Qualquer papel a ser exercido pela cultura de massa na promoção dessas desordens, no entanto, está ainda para ser demonstrado. Na busca da etiologia de perturbações da saúde mental, inclusive da anorexia nervosa, comumente são procuradas causas de ordem intrapsíquico, ambiental e genético.
O que é Vigorexia?Também conhecida como complexo de Adônis e Transtorno Dismórfico Muscular (TDM), a Vigorexia é caracterizada pela distorção da autoimagem e uma obsessão em ter um corpo muito musculoso. As pessoas que apresentam essa condição, estão constantemente insatisfeitos com a própria imagem, enxergando o corpo mais magro do que ele realmente é. Essa distorção leva a uma prática excessiva de atividades físicas e, muitas vezes, ao uso de anabolizantes.
O termo Transtorno Dismórfico Muscular é utilizado pela ciência para definir a condição, onde o Dismórfia significa a diferença entre como a pessoa realmente está e em como ela se enxerga. No caso da vigorexia, a pessoa sempre acredita que não está com músculos suficientes.
Alterações no comportamento e na rotina são comuns nos casos de Vigorexia. As pessoa passa horas se exercitando, muitas vezes abrindo mão de atividades sociais, trabalho, entre outros.
Quais suas características?
A vigorexia ainda não foi reconhecida como doença pelo órgão normativo: Manual estatístico de doenças mentais (DSM). Porém, algumas características podem ser observadas quando se trata da Vigorexia. São elas:
    Mais comum em Homens.
    Se caracteriza pela busca excessiva de músculos.
    As pessoas que sofrem da patologia, geralmente, têm vergonha do próprio corpo.
    Os vigoréxicos recorrem a outros meios, como anabolizantes e alimentação desregulada para acelerar o processo de hipertrofia.
    A consciência dos perigos da prática excessiva de atividade física e do uso de substâncias ilegais, não é capaz de impedir o impulso que eles sentem em relação a obtenção dos músculos.
Vigorexia
O que causa a vigorexia?
As causas que levam a vigorexia são várias, mas acredita-se que as principais causas sejam psicológicas. As causas estão ligadas a visão que pessoa tem de si mesmo, visão que não condiz com a realidade. Sabemos que hoje existe muita preocupação com a aparência, mas para que a vigorexia se apresente é preciso que aja uma grande insatisfação com o próprio corpo, o que leva a quadros de sofrimento e depressão.
Existem ainda pesquisadores que acreditam que a vigorexia pode estar ligada a um distúrbio genético ou desequilíbrio químico no cérebro.
Outro fator muito citado entre as causas da vigorexia é os padrões inacessíveis  de beleza e para o corpo que são impostos pela mídia e pela sociedade
Sintomas
    Distorção da própria imagem
    Preocupação excessiva com próprio corpo
    Recorrer a suplementos alimentares de forma exacerbada
    Atividades físicas em excesso e treinos extremos
     Recorrer a dietas muito rigorosas
    Abuso de anabolizantes
    Irritabilidade
    Depressão
    Insônia
    Impotência sexual
Tratamento
Assim como nos casos de outros distúrbios relacionados ao corpo e a imagem, geralmente as pessoas que têm vigorexia não sabem da sua condição, por tanto não procuram ajuda. Essa situação acaba dificultando o tratamento. E por isso a ajuda e dedicação da família e amigos são de extrema importância.
Tratamentos com base em terapia são muito utilizados nesses casos. Porém várias áreas devem ser trabalhadas durante o tratamento, uma vez que a patologia atingiu o indivíduo de diferentes formas. Para o tratamento é necessários suspender os uso dos suplementos alimentares, abolir o uso de anabolizantes, realizar uma reeducação alimentar, onde a pessoa irá aprender a se alimentar de forma equilibrada, seções de terapia, para que se possam entender os aspectos psicológicos que afetam a pessoa que apresenta essa condição e se necessário o uso de remédios para controlar o comportamento obsessivo e a ansiedade.